Chico Mendes & CNS

Assunto: Movimento político no Estado do Acre

BR_AN_RIO_TT_0_MCP_PRO_1799 –  Encaminhado pelo SNI ao Ministro da Justiça em setembro de 1980

Destaque: “(…) A descrição do quadro, antevê a formação de um movimento na área rural dominado pela Prelazia ACRE/PURUS e pela CONTAG, que desbordou do leito puro das reivindicações para ganhar latentes conotações ideológicas, na tentativa de, pelas armas, sobrepor a prudência e a compreensão e reentronizar a subversão no meio rural do Estado do ACRE.”

Assunto:  Atuação de grupos, no campo politico, contrários ao regime constituído (Frente Popular)

AMA_ACE_557_80 – Março de 1980

Destaque: Texto atribuído a Chico Mendes – “Quero um partido identificado com o povo, com a classe trabalhadora. Fundamentalmente voltado para a defesa do posseiro e seringueiro numa verdadeira guerra contra o latifúndio e as fazendas de gado. Deste partido devem fazer parte exclusivamente gente comprometida com o povo. Não entraria no PTB, identificado com adesistas e velhos caciques”.

Assunto: Prontuário de Chico Mendes

BR_AN_BSB_VAZ_115A_0099 –  Junho de 1980

Observação: A ficha com informações sobre Chico Mendes circulava inclusive pelo órgão de informação da Aeronáutica (CISA), no RJ. Indício de que sua atuação chamava a atenção dos militares.

Assunto: Impedimento de derrubadas em Xapuri – clima propício à subversão

AMA_ACE_1580_81 –  Junho de 1981

Assunto: Atividades do movimento dos seringueiros

AMA_ACE_6467_86_001    AMA_ACE_6467_86_002 –  Julho de 1986

Contém relatos sobre:  Atividades do Conselho Nacional de Seringueiros – Encontros, Resoluções e Bandeiras de Luta. Ocupação do IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal) em Xapuri.  Documento “É preciso preservar o seringueiro” (STR de Xapuri).

Assunto: Informações sobre a viagem de Chico Mendes aos Estados Unidos

AC_ACE_68997_89  – Janeiro de 1988

Assunto: Informações sobre financiamento do BNDES obtido pelo Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS)

AC_ACE_71931_89 – Setembro de 1989

Destaque: “Considerando os antecedentes de atuação político ideológica do CNS, é de fundamental importância a efetiva fiscalização por parte do BNDES e entidades intervenientes quanto à utilização exclusiva dos recursos obtidos pelo beneficiário na finalidade prevista (…)”

Informações sobre “tomada de propriedades privadas (…) por membros do Conselho Nacional de Seringueiros”.  Manifestação do Presidente da Federação de Agricultura do Acre (“telex” retransmitido pelo Presidente do Conselho Nacional de Agricultura ao Ministro Chefe do SNI): “Clima de pânico instalou-se na região. Incerteza e insegurança. Classes produtoras, perdas vultosas quantias destinadas aviamento dos seringais, agravando-se pelo fato de ser precisamente essa região onde reinava tranquilidade nos seringais e a maior produtora de borracha, sustentáculo da economia. Causa estranheza a afirmação de que tais grupos e entidades têm financiamento do BNDES, conforme alegam, e com implícito apoio governo na ordem 136 milhões. Maior estranheza causa porque custa-nos crer que tais recursos possam ser utilizados tal fim”.

Assunto: Assuntos fundiários, problemas indígenas e garimpo

AC_ACE_70232_89 (1989)

Destaque: “No dia 22 Dez 88, no Município de XAPURI/AC, foi assassinado FRANCISCO ALVES MENDES FILHO, vulgo “CHICO MENDES” (…) O crime, habilmente explorado pelas forças “progressistas” do País, alcançou repercussão nacional e até mesmo internacional.  A morte de “CHICO MENDES”, líder de expressão apenas regional, vem sendo exaustivamente explorada como se fora a perda de um grande ecologista e líder de nível nacional. Será mais uma “bandeira” a ser utilizada pelas diversas entidades contestatórias”.

Anúncios